Congratulações ao Casal Real William e Kate!

Congratulações ao Casal Real William e Kate!

quinta-feira, outubro 28, 2010

São Judas Tadeu - invocai por nós, junto a Deus Pai!


SÃO JUDAS TADEU - 28 DE OUTUBRO

São Judas Tadeu é um dos doze Apóstolos.


Na lista apresentada no Evangelho de Mateus, Judas Tadeu aparece em décimo lugar (Mt 10,2-3).Era irmão de Tiago, o menor, e de Simão, os três irmãos filhos de Alfeu.São Judas Tadeu era primo de Jesus (Mt 13,55-56; Mc 6,2-3). De tal convicção são também os escritores antigos: Orígenes (In epístola ad Romanos de Princ.); Tertuliano (De Cultu fem 1,4); São Jerônimo (In Mat h XII,47).


Judas Tadeu, que significa o Misericordioso, ou o Bondoso, ou o Destemido, ou o Corajoso, era filho de Cléofas (Alfeu) e de Maria, sobrinho de São José e da Virgem Santíssima.O Breviário Romano coloca os dois irmãos, São Judas Tadeu e São Simão, como enviados à Mesopotâmia, onde encontraram o martírio.É São Judas Tadeu quem pergunta a Jesus porque Ele iria manifestar-se somente aos discípulos (Jo 14,22-24).Entre os escritos do Novo Testamento temos uma carta da autoria de São Judas Tadeu, onde ele, logo no início escreve: “Judas, servo de Jesus Cristo, irmão de Tiago...”. O apóstolo Tiago, no caso, é Tiago, o menor, que não deve se confundir com o outro Tiago, o maior, irmão de São João Evangelista.Esta carta de São Judas Tadeu, desde o ano 200 d.C. foi aceita pela maioria das Igrejas como Escritura Canônica.


Destinatários são judeus-cristãos, isto é, judeus da Palestina, que se converteram ao cristianismo.Orígenes, antigo escritor cristão, do século III, diz da carta de São Judas: “São Judas escreveu uma carta em poucas linhas, mas toda repleta de coisas vigorosas. Esta Epístola é comparada aos escritos de um profeta. O estilo é vivo, claro e cheio de imagens. Os pensamentos admiravelmente coordenados. A época o ano 66 ou 67. O lugar onde foi escrita, segundo alguns autores, foi em Alexandria ou Jerusalém”.


Após Pentecostes, São Judas Tadeu dirigiu-se para a Síria, Mesopotâmia e Armênia, onde, percorrendo aquelas regiões montanhosas, pregou a Palavra de Deus.No ano de 63 tomou parte no Concílio de Jerusalém, o primeiro Concílio da história da Igreja, que elegeu Simão, seu irmão, como bispo de Jerusalém, no lugar de Tiago, o maior, que tinha sido morto (At 12,2) por ordem de Herodes.Alguns escritores, entre eles Nicéforo, dizem que São Judas Tadeu morreu em Edessa, Ásia Menor. Outros, porém, dizem que sofreu o martírio na Pérsia.São Judas Tadeu, por ter desenvolvido seu apostolado, percorrendo as regiões montanhosas da Ásia Menor (Síria, Mesopotâmia e Armênia) para levar a elas a Palavra de Deus, a Palavra da Salvação é, com todo o direito, Padroeiro do Combatente de Montanha. Este, escalando e atravessando montanhas, ou regiões inóspitas e montanhosas, tem como missão levar o reforço e a salvação àqueles que por lá se encontrarem em perigo.

São Judas Tadeu é festejado aos 28 de outubro.

Fonte: http://anacaorubronegra.blogspot.com/2008/10/hoje-dia-de-so-judas-tadeu.html

Nenhum comentário: