Congratulações ao Casal Real William e Kate!

Congratulações ao Casal Real William e Kate!

terça-feira, setembro 29, 2015

Uma "caba" amiga!

Desafiando o meu potencial de observância de pequenos detalhes ao meu redor, há algum tempo tenho me deparado ao tomar banho no chuveiro do pátio de entrada de nossa casa - uma bela e pacífica "caba" que vem, por uma feliz coincidência, beber água nos pingos que geralmente ficam no pequeno chuveiro niquelado. Desde a construção dessas casas do Conjunto do IPASE, o qual  habitamos antes do ano de 1970, ocasião em que meu acolhedor Pai Manoel Soares fora contemplado com uma casa bem situada,  por ter sido Funcionário Público Federal da área de Telecomunicações, a canalização e os dutos subterrâneos foram construídos de 3a 5 metros de profundidade, ora ocasionando uma potente pressão que chega às vezes a estourar a boia dos tanques de reserva. Então, a vistosa "caba" acostumou-se, solitária e de modo privilegiado, a saciar a sua sede diária... Mensagem de Hoje: "As duas asas das nossas, imunes a qualquer golpe de vento, são o amor verdadeiroe a fé." (Atribuído a Stanislas-Xavier Touchet)

Caba b

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição!  23 sobe, 9 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!
Por Enrique Salazar (AM) em 10-01-2010

Significado de Caba:

Caba, na região norte, é um termo utilizado para designar várias espécies de himenópteros (Hymenoptera) com ferrão (vespas, camatins, etc).

Exemplo do uso da palavra Caba:

Marimbondos do gênero Synoeca, conhecidos pelo nome vulgar de vespa-tatu ou caba-tatu, denominações relacionadas à forma de seus ninhos, que lembram a carapaça do tatu, são marimbondos de cor azul-escuro ou ferruginoso, cuja picada provoca dor lancinante (Messias Carrera - Insetos de interesse médico e veterinário - Ed. UFPR, 1991)

Nenhum comentário: