Congratulações ao Casal Real William e Kate!

Congratulações ao Casal Real William e Kate!

segunda-feira, julho 05, 2010

A pífia campanha da seleção brasileira na Copa de 2010!

*No desembarque da delegação brasileira, o auxiliar técnico da seleção, Jorginho, falou num possível legado da recém-finda reedição da Era Dunga para a Copa de 2014, no Brasil. Não sei a que ele estava se referindo. Porque o legado desse malogrado tempo de trevas só pode ser equiparado àquele que o Pan-Americano deixou para o Rio: ZERO.
Pra não ser injusto, é forçoso reconhecer que o Pan, ao menos, abriu caminho para a vitoriosa candidatura aos Jogos Olímpicos de 2016. Se esses legarão algo que, realmente, preste para os cariocas, são outros quinhentos, que nem vale a pena discutir neste momento. Fica pro futuro.
Mas, voltando ao legado de Dunga, vamos discutir o grupo ao qual a comissão técnica tanto se apegou? Diante da alta média de idade e do que foi feito aqui, o futuro é pra lá de discutível...
JÚLIO CÉSAR. Entrou na Copa como o melhor goleiro do mundo e falhou feio no jogo decisivo. Nota 4. Menos pela idade atual (30), mais pelos problemas na coluna, é um ponto de interrogação para 2014.
GOMES. Não jogou. Sem nota. Com 29 anos, se estiver em forma, pode ser...
DONI. Não jogou. Sem nota. E nem deveria ter ido agora, quanto mais em 2014.
MAICON. Não fez tudo o que se esperava. Nota 5,5. Em 2014, terá 32 anos, idade que pode pesar para um ala vigoroso como ele.
DANIEL ALVES. Jogou no meio-campo e, se não brilhou, também não se saiu mal. Nota 6. Terá 30 anos em 2014. Dúvida.
LÚCIO. Um dos melhores do Brasil na África. Nota 8. Mas já tem 32 anos e dificilmente chegará a 2014.
LUISÃO. Não jogou. Sem nota. Estará com 33 anos em 2014. Difícil...
JUAN. Como Lúcio, fez uma boa Copa. Nota 8. Mas terá 34 anos na Copa no Brasil e seus problemas físicos já se acumulam.
THIAGO SILVA. Nem entrou (sem nota), mas tem só 25 anos e é uma das apostas mais certas para a Copa no Brasil.
MICHEL BASTOS. Começou muito mal e melhorou um pouco, contra o Chile e a Holanda. Nota 4. Terá 30 anos em 2014 e não parece uma boa aposta.
GILBERTO. Entrou no segundo tempo contra a Holanda e não viu a bola. Nota 1. Aos 34 anos, despediu-se das Copas.
GILBERTO SILVA. Superou as expectativas e foi razoável. Nota 5. Mas, aos 33 anos, também se despede dos Mundiais.
JOSUÉ. Entrou contra Portugal e nada fez. Nota 2. Aos 30 anos, é carta fora do baralho para 2014.
FELIPE MELO. Precisa dizer algo? Só não leva zero pelo passe para Robinho fazer o gol brasileiro contra a Holanda. Nota 1. Se algum outro técnico convocá-lo deve ser demitido na hora...
KLÉBERSON. O que foi fazer na Alemanha? Só Dunga e Jorginho sabem. Sem nota e sem futuro.
ELANO. A melhor surpresa. De patinho feio, ia se tornando cisne, até se machucar contra Costa do Marfim. Nota 7. Mas já tem 29 anos e é dúvida para 2014.
RAMIRES. Jogou bem quando entrou e é dos poucos que, pela idade (23 anos), parece ter futuro na seleção. Nota 7.
KAKÁ. Uma grande incógnita. Talento tem de sobra. Mas suas precárias condições físicas só permitiram que mostrasse lampejos na África do Sul. Nota 6,5. Mais do que a idade (tem 28 anos), o que determinará sua presença na próxima Copa serão suas condições físicas. Provavelmente, terá de se submeter a uma cirurgia para tentar solucionar o problema crônico no púbis.
JÚLIO BAPTISTA. Outro que nem deveria ter vindo. Foi muito mal quando entrou. Nota 3. Tem 28 anos e um futebol limitado. Pouco provável que jogue mais uma Copa.
ROBINHO. Não foi decisivo, como se esperava dele, mas ainda assim foi dos melhores. Nota 7. Apesar da cara de garoto, já está com 26 anos. Pode chegar à Copa do Brasil, mas terá que se cuidar para não virar Ronaldinho Gaúcho, sem nem sequer ter chegado tão longe...
NILMAR. Nas vezes em que entrou, foi discreto. Nota 5. Atualmente com 25 anos, tem chances de jogar em 2014.
LUÍS FABIANO. Outro que entra na categoria dos que não jogaram mal, mas fizeram menos do que se esperava. Nota 6,5. Está com 29 anos e não creio que, com 33, em 2014, ainda seja lembrado.
GRAFITE. Outra piada de mau gosto da dupla Dunga/Jorginho. Entrou no finzinho do jogo contra Portugal. Sem nota e sem chance alguma de jogar no Brasil.
DUNGA E JORGINHO. Em resumo: que raio de legado é esse? Se, pelos menos, tivessem levado o Ganso e o Neymar, poderia se dizer que algo positivo fora feito, visando a 2014... Nem vou dar nota.
*Transcrito do Blog do RMP(Renato Maurício Prado) - O Globo

Nenhum comentário: