Congratulações ao Casal Real William e Kate!

Congratulações ao Casal Real William e Kate!

sábado, janeiro 23, 2010

Artigo útil e sugestivo para uma boa conversação!


Onze pecados mortais contra a arte do bem conversar
1. Desatenção Acontece com muita freqüência. O interlocutor está à frente, mas não presta atenção ao que o outro fala, ligado que está ao toque do celular ou com os olhos voltados para o monitor do computador -prova cabal de indelicadeza.
2. Interromper e falar no mesmo tempo Hoje as pessoas têm uma pressa intrínseca e incorporada. O melhor é controlar (ou tentar controlar) a ansiedade. Numa conversa, esse é um elemento dos mais negativos.
3. Exibicionismo A cultura "express", também conhecida por "cultura de almanaque" está muito em voga. Os fatos são julgados mais pelo status que certos conceitos conferem às coisas do que pelo seu lado conteúdo. É bom ficar atento, pois uma coisa é ser "leve" e outra, bem diferente e indesejável, é ser superficial.
4. O egoísmo Condenável em todas as épocas e sociedades.
5. Dominar a conversa e o assunto Parece haver uma pressão para que todos se destaquem como "líderes". Numa conversa a coisa não funciona desse modo, é preciso conquistar o interlocutor com argumentos e elegância.
6. O pedantismo Se já era indesejável naquele tempo, hoje é mais do que nunca. Ninguém tem tempo ou paciência para exibicionismos.
7. Interrupções Há pessoas que interrompem a conversa para falar de outros assuntos, ou para fazer alguma coisa ali e voltar rapidamente ou dar um aparte acolá. Não dá. É a maneira mais rápida de acabar com qualquer interesse numa conversa.
8. Fazer graça Como o mundo hoje é bem mais informal e democrático, quem faz graça o tempo todo corre o risco de se transformar no "palhaço da turma" e de não ser levado a sério mesmo quando quiser.
9. Espírito de contradição Há quem pense que questionando o tempo todo está dando provas de inteligência e sagacidade. Nada disso. Ao contrário, está tornando o clima mais tenso e pesado. Portanto, questionar uma vez, tudo bem. Insistir um pouquinho com delicadeza até dá. Mais que isso, só mesmo entre uma turma muito íntima. Se não, é inconveniência.
10. Falta de calma Prejudica enormemente quem está argumentando ou expondo alguma tese. Deve-se evitar a qualquer custo.
11. Assuntos pessoais Trazer à baila assuntos pessoais em detrimento dos de ordem geral é um cuidado que se deve ter sempre para não ser lembrado como "inconveniente"
Fonte:"Marcelino por Claudia - O guia de boas maneiras de Marcelino de Carvalho interpretado por Claudia Matarazzo" (Folha online)

Nenhum comentário: