Congratulações ao Casal Real William e Kate!

Congratulações ao Casal Real William e Kate!

quinta-feira, março 31, 2011

Air Supply - Making Love Out of Nothing At All

Uma questão delicada:deve ser pessoal ou de decisão da família?



*Depois de uma breve inspiração e análise sucinta e de forma racional, sem causar quaisquer polêmica, sobre o ato de se sepultar ou cremar o corpo, após a morte, penso que de sob o ponto de vista pessoal, deveria ser uma escolha livre e previamente tomada em âmbito familiar, se a pessoa decidir que deva ser enterrada ou cremada (desta forma, as cinzas e/ou restos mortais poderiam ser depositados num local de estima e memória. Poderia ser comparado ao ato de doação de órgãos em vida (na prática fica registrada nos documentos legais), onde todos tem o livre arbítrio de decidir a sua soberana vontade. Caso a pessoa seja desprovida de preconceitos e alheia a esse assunto tão recorrente na vida material/mortal, ou então seja de princípios religiosos-cristãos, penso que a Decisão mais adequada seja que a mesma seja sepultada tradicionalmente. Lendo o artigo abaixo e respeitando cada caso em particular, é salutar que possamos estar preparados, física, emocional e religiosamente para um acontecimento patético, imprevisível e árduo, principalmente, para quem ama viver intensamente, gosta de praticar o bem-comum e almeja cumprir a missão divina nesta Terra até quando Deus quiser, amém! MENSAGEM DE HOJE: "A gente nasce sem pedir e morre sem querer."

Enterro ou Cremação

Uma defesa Bíblica em favor a inumação e contra a cremação

Gênesis 3:19 Deus declarou a Adão: “No suor do seu rosto, comeras o teu pão, até que tornes à terra; porque dela foste tomado; porque és pó e em pó te tornarás.”

Introdução

Em Gênesis 3:19 Deus declarou a Adão: “No suor do seu rosto, comeras o teu pão, até que tornes à terra; porque dela foste tomado; porque és pó e em pó te tornarás.” porquanto é pó e em pó te tornarás”. Exatamente o que Deus quis dizer com a declaração: porque és pó e em pó te tornarás? Ele quis dizer que o corpo do homem, o qual é o pó da terra (Gn. 2:7) deve retornar para a terra quando ele morre. Essas palavras têm sido historicamente interpretadas pelos Judeus crentes do Velho Testamento, bem como Judeus e Gentios crentes do Novo Testamento a crerem que o corpo é para ser enterrado.

Mas alguém com certeza dirá, “A Bíblia não diz, pó para pó e cinzas para as cinzas?”. Não, de fato ela não faz tal afirmação. Esta frase não é encontrada em lugar algum das Escrituras. Ela é encontrada em certos “Manuais de Pastores”, frequentemente usados por ministros quando eles ministram nos enterros, mas tal frase não pode ser encontrada em parte alguma na inspirada Palavra de Deus.

A frase, cinzas para as cinzas é freqüentemente um apelo para a justificação da cremação. Cremação, que quase não foi conhecida aqui na América há 40 anos, está cada vez mais sendo usada para a disposição final do corpo. Esse escritor sabia muito pouco sobre essa prática até ele mudar-se para Califórnia em 1966. Logo depois de se mudar para São José em 1968, ele foi questionado em uma ocasião se era Bíblico ou não para os cristãos cremarem seus corpos depois da morte. Como ele não poderia responder satisfatoriamente a pergunta a sim mesmo, ele pediu um tempo para estudar e pesquisar sobre a questão. Depois de dedicar algum tempo ao estudo deste tema, ele chegou a conclusão de que a inumação, ou o enterrar, e não cremar, é a única prática Bíblica e adequada para a disposição final do corpo.

Quando alguém descobre que a origem da cremação é fundada em incredulidade e paganismo, ele abandonará qualquer idéia a respeito da cremação ser uma alternativa viável à inumação, como mostra em toda a Escritura sendo a correta disposição para o corpo depois da morte. Cremação é uma parte de crença pagã e de falsas religiões. É a escolha preferida dos ateus, que não acreditam em Deus nem na ressurreição e de todos os outros que eliminariam a ressurreição se pudessem, ainda que a cremação do corpo não poderá evitar que ele seja ressuscitado.

Cremação não é o método apropriado para a disposição finLinkal do corpo.

É uma antiga prática pagã.

Tanto os pagãos Gregos quanto os Romanos praticavam a cremação, mas devem seguir os cristãos a prática do paganismo ou os ensinos da inspirada Escritura? Por seguir a prática pagã ao invés da Palavra de Deus tem sempre trazido resultados terríveis sobre aqueles que fizeram isso. Lembre o que aconteceu quando Davi procurou levar a Arca da Aliança conforme fizeram os Filisteus ao invés de levá-la na maneira que Deus determinou em Sua Palavra. (II Sm. 6:1-11).

É a pratica de Hinduismo e Budismo

Nenhumas dessas religiões acreditam em ressurreição, nem aqueles que praticam tal religião desejam ser ressuscitados. Ambas dessas antigas religiões acreditam em alcançar Nirvana na qual a alma está liberta de muitas reencarnações e absolvidas da inexistência. Que alvo é esse de tornar nada?! A cremação, portanto é compatível com esta crença, mas não é consistente com a crença na ressurreição. Na Índia, por exemplo, os cristãos enterram seus mortos para testemunhar a sua crença que a ressurreição é aguardada, algo diferente do que é ensinado pelo Hinduismo. Deste modo, cristãos na Índia consideram que a cremação é uma prática idólatra e a inumação, ou o enterro, é uma prática cristã.

É a opção preferida do humanismo secular

Entre 1876 e 1884 houve somente 28 registros de cremação nos Estados Unidos. Durante as décadas de 1960 – 1979 começaram a ocorrer muitas mudanças em sua cultura no tempo da instabilidade social que foram incentivadas pelas doutrinas do humanismo secular, que diz que o homem comum não deve nenhuma explicação a uma força maior ou Deus. Dessa doutrina da autonomia humana têm vindo tanto a aceitação do aborto quanto a prática da cremação. O direito a fazer estes dois rituais bárbaros é reivindicado pela falsa concepção de que seus corpos pertencem a si mesmos e podem fazer o que bem entender. Consequentemente, no ano de 1977, 7% de todos os corpos humanos nos Estados Unidos eram reduzidos a fragmentos de ossos e cinzas pela cremação. Em 1993 esta porcentagem aumentou a aproximadamente 20%. Esta porcentagem continuará aumentando enquanto Americanos rejeitarem o Cristianismo Bíblico e adotarem o pensamento chamado Nova Era, que não é nada mais do que o velho paganismo de Hinduismo e Budismo trajando nova aparência.

Inumação é o método de disposição praticada no Velho Testamento.

Deus ordenou a Israel que enterrassem os seus mortos.

“O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o SENHOR teu Deus te dá em herança.” Dt. 21:23. A disposição final do corpo não é questão de indiferença, mesmo que alguns ministros têm a pretensão de dizer que realmente o que é feito com o corpo depois da morte não faz nenhuma diferença. Mas Deus tem preferência. É problema de Deus. Ele ordenou que o corpo fosse enterrado, e a ordem para enterrar torna a cremação totalmente inaceitável em Sua visão.

Abraão enterrou Sara e ele mesmo foi enterrado ao lado dela.

“E depois sepultou Abraão a Sara sua mulher na cova do campo de Macpela, em frente de Manre, que é Hebrom, na terra de Canaã.” (Gn 23:19). “E Isaque e Ismael, seus filhos, sepultaram-no na cova de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, heteu, que estava em frente de Manre,” (Gn 25:9). É muito importante que um capítulo inteiro do primeiro livro da Bíblia é destinado a criar um sistema para enterrar. Se Deus uma grande porção de Sua Palavra a tratar esse assunto, como pode qualquer crente que toma a Bíblia como a Palavra de Deus tratar a disposição final do corpo com indiferença? Lendo ainda mais em Gênesis, nota-se que Jacó enterrou Débora, a ama de Rebeca que era somente uma escrava (Gênesis 35:8) e sua amada esposa Raquel (Gênesis 35:19). Esaú e Jacó carinhosamente enterraram Isaque (Gênesis 35:29). Antes de morrer Jacó deu instruções explicitas aos seus doze filhos para enterrá-lo. (Gênesis 49:29-31). Do mesmo modo José deu uma ordem igual aos filhos de Israel antes dele morrer (Gênesis 50:24-26), e essa ordem foi devidamente obedecida quando Israel conquistou a terra de Canaã (Josué 24:32).

Deus enterrou Moisés

“Assim morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, conforme a palavra do SENHOR E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura.” (Dt 34.5,6). Deus poderia ter queimado o corpo de Moisés tão facilmente quanto Ele poderia o enterrar (2Rs 1.10), mas Ele não o fez. Ele o enterrou seguindo Suas próprias ordens e o princípio da ressurreição a qual coincide com inumação. Se o método de disposição do corpo é um assunto de indiferença, porque então o próprio Deus enterrou o corpo de Moisés?

O profeta Eliseu foi enterrado.

“Depois morreu Eliseu, e o sepultaram. Ora, as tropas dos moabitas invadiram a terra à entrada do ano.” (2Rs 13.20). Até naquele tempo de declínio espiritual em Israel, a inumação ainda era praticada (2Rs 13.21). Não ser enterrado era considerado um sinal de extrema desgraça, algo reservado só para os homens mais desprezíveis.

“Morrerão de enfermidades dolorosas, e não serão pranteados nem sepultados; servirão de esterco sobre a face da terra; e pela espada e pela fome serão consumidos, e os seus cadáveres servirão de mantimento para as aves do céu e para os animais da terra.” (Jr 16.4). “Em sepultura de jumento será sepultado, sendo arrastado e lançado para bem longe, fora das portas de Jerusalém.” (Jr 22.19).

Jó esperou para ser enterrado.

“E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,” (Jó 19.26). O patriarca obviamente tem seu enterro em foco. Mencionou o fato de somente a sua pele ser consumida, e não os ossos. Enterrando, os vermes consomem a pele e não os ossos (Jó 24.20). A cremação consome quanto a pele quanto os ossos.

Cremação é expressamente proibida pelos ensinos do Velho Testamento.

Deus proíbe queimar crianças como sacrifício a Moloque.

“E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o SENHOR.” (Lv 18.21). Enquanto o sacrifício humano é focalizado nesta proibição, a cremação é indiretamente proibida neste mandamento. “Assim não farás ao SENHOR teu Deus; porque tudo o que é abominável ao SENHOR, e que ele odeia, fizeram eles a seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimaram no fogo aos seus deuses.” (Dt 12.31). A Lei de Deus estabelece o apedrejamento dos filhos rebeldes, mas não permite que seus corpos sejam queimados. (Dt 21.18-21).

Deus puniu o Rei dos Moabitas por queimar os ossos do Rei de Edom.

“Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Moabe, e por quatro, não retirarei o castigo, porque queimou os ossos do rei de Edom, até os tornar a cal.” (Am 2.1). Se a cremação é um assunto de indiferença, então porque Deus declarou esta punição ao Rei dos Moabitas? Ele foi amaldiçoado porque erroneamente mandou a queimar os ossos do Rei de Edom. A cremação do corpo era o símbolo da maldição. “E será que aquele que for tomado com o anátema será queimado a fogo, ele e tudo quanto tiver; porquanto transgrediu a aliança do SENHOR, e fez uma loucura em Israel.” (Js 7.15). Será que este fato explica a razão que a Igreja de Roma queimou os hereges nas estacas? Acreditando que os hereges foram amaldiçoados por Deus, esta Prostituta de Roma reduziu os santos, quem ela odiava, às cinzas para mostrar o seu aborrecimento pelas doutrinas deles. O queimar de algo para destruí-lo é sinal de um grande aborrecimento. “As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao SENHOR teu Deus.” (Dt 7.25).

Por causa da queima ser um sinal da maior abominação, certas ofensas eram punidas por fogo em vez de apedrejamento. Desse mesmo modo foi a ofensa de prostituição por parte da filha de um sacerdote. “E quando a filha de um sacerdote começar a prostituir-se, profana a seu pai; com fogo será queimada.” (Lv 21.9) . O mesmo tipo de aborrecimento era para qualquer homem que se casasse com uma mulher e sua sogra. “E, quando um homem tomar uma mulher e a sua mãe, maldade é; a ele e a elas queimarão com fogo, para que não haja maldade no meio de vós.” (Lv 20.14). Pecados que eram extremamente vergonhosos e repugnantes eram punidos por fogo e não pelo apedrejamento. Esses fatos se tornam mais significativos porque só a coisas abomináveis eram queimadas. “As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao SENHOR teu Deus.” (Dt 7.25).

Acã e sua família foram queimados com fogo. Isso porque foram amaldiçoados, e essa maldição foi imposta a eles porque Acã pegou na coisa maldita. Ele mesmo se firmou debaixo da maldição pronunciada. “Porém a cidade será anátema ao SENHOR, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.” (Js 6.17).

Assim, a punição para ele e sua família não foi somente o apedrejamento. Mas o queimar dos seus corpos de acordo com a ordem de Deus, foi um sinal de maldição. “E disse Josué: Por que nos perturbaste? O SENHOR te perturbará neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo depois de apedrejá-los.” (Js 7.25). A associação com a maldição explica a causa do corpo de Saul e de seus filhos terem sido queimados. “E puseram as suas armas no templo de Astarote, e o seu corpo o afixaram no muro de Bete-Seã.” (1Sm 31.10). Desde que o corpo de Saul permaneceu afixado no muro até o anoitecer, ele foi considerado maldito. “O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o SENHOR teu Deus te dá em herança.” (Dt 21.23). Desse modo, os homens de Jabes queimaram os corpos como maior sinal dessa maldição (1Sm 31.12), mas enterraram os ossos como sinal de sua fé (1Sm 31.13).

A queima dos ossos dos sacerdotes de Betel no altar da sua idolatra tipificou a maldição que Deus havia pronunciado no altar e aos sacerdotes que lá serviam. “E eis que, por ordem do SENHOR, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso. E ele clamou contra o altar por ordem do SENHOR, e disse: Altar, altar! Assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti”. (1Rs 13.1-2).

O piedoso Rei Josias cumpriu essa profecia perfeitamente. “E, virando-se Josias, viu as sepulturas que estavam ali no monte; e mandou tirar os ossos das sepulturas, e os queimou sobre aquele altar, e assim o profanou, conforme a palavra do SENHOR, que profetizara o homem de Deus, quando anunciou estas palavras.” (2Rs 23.16).

Desse modo, a cremação não é um meio aceitável para a disposição final de um corpo pelo Cristianismo. É uma prática bárbara e totalmente inadequada para a disposição dos restos mortais de um ente querido. Se o público em geral tomasse o tempo necessário para saber o processo horrível de cremação, eles abandonariam qualquer idéia de terem seus corpos cremados ou cremarem os corpos de seus entes queridos. Todo o processo é grotesco. Quando o fogo consome o corpo, ele se contrai e estremece como se estivesse vivo. Embora o crematório seja aquecido entre 800 e 1100 graus Celsius, é necessário de 3 a 4 horas para queimar o corpo completamente. Pode ser, mesmo assim, o que sobra do esqueleto tem que ser quebrado com uma marreta até destruir todos os ossos e depois pulverizados até restar pedacinhos somente, e depois juntados com as cinzas e assim removidos do crematório e guardados em uma pequena caixa ou numa urna. Devido as cinzas de diferentes corpos se misturarem na cremação, funerárias postam uma renúncia em seus estabelecimentos em referência a esse fato. Alem disso, o autor tem visto dessas caixas que não nunca foram levadas pelos familiares insensíveis para cuidar dos restos dos seus ente queridos.

A inumação é o único método de disposição do corpo defendido pelo Novo Testamento

O enterro é ensinado por exemplo

O exemplo bíblico é um forte argumento na orientação dos caminhos de Deus, e nunca deveria ser recusado como insignificante. Desse modo, os exemplos do Novo Testamento registram o enterro de Lázaro (Jó 11.13,38), o enterro de Jesus (Mt 27.57-60), o enterro de Estevão (At 8.2) e o enterro de Ananias e Safira (At 5.6,10) entre outros. De acordo com esses exemplos, os cristãos de todas as épocas têm enterrado seus mortos. Os cristãos em Roma enterraram seus mortos nas catacumbas, e cada cemitério de igreja é um testemunho para essa prática universal entre aqueles que professam a sua fé em Jesus Cristo.

Enterro é requerido pela tipologia

Símbolos ensinam verdades, que são perdidas quando os símbolos são adulterados. De acordo com aqueles que professam a fé em Cristo abandonam o enterro em favor da cremação podemos certificar que a verdade da ressurreição será em breve esquecida entre eles, porque o símbolo mais obvio desse ensino teria desaparecido não trazendo mais ninguém a lembrar dela.

Enterro é ensinado, por exemplo, pelo semear da semente “Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente. Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.” (1Co 15.36-38). Porque semear a semente? Não é por que ela deve brotar da terra? Quem pensaria em queimar uma semente? A semente é enterrada com o propósito de brotar em nova forma da terra em qual ela foi plantada.

Exatamente da mesma maneira, o corpo é para ser enterrado, porque ele é como a semente. “Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.” (1Co 15.42-44).

Porque então alguns que crêem na ressurreição do corpo ousariam de cremar os corpos dos seus amados na fé ou pediram aos mesmos que queimassem os seus corpos depois que eles morressem? O próprio enterro do corpo é um testemunho da sua fé firmada na ressurreição. Ao contrário, a cremação do corpo é a negação da fé na ressurreição, mesmo que confessa em vida da sua fé nela.

Inumação é ensinada pelo simbologia do batismo, pois o batismo é um quadro vivo do enterro. “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;” (Rm 6.3-5), “Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.” (Cl 2.12). Nada pode ser mais contraditório do que a cremação do corpo de alguém que confessou a sua fé quando foi batizado. Quando esse escritor enfatizou esse argumento contra a cremação que uma pessoa cristã considerava a fazer, ele respondeu que a cremação não entraria em contradição com o seu batismo.

O problema dele era que não tinha sido batizado; ele somente conheceu a aspersão, e poderia entender que nenhum enterro foi tipificado. Contudo, aquele que foi corretamente batizado por imersão contradizia o seu testemunho se fosse cremado.

Se o batismo representa de fato, a morte de Cristo, Seu enterro e a Sua ressurreição como também representa a morte, enterro e ressurreição do crente junto com Cristo e até mesmo a morte, enterro e a ressurreição futura do seu corpo, cada cristão então deve ter certeza de que o seu corpo será apropriadamente enterrado como um permanente testemunho desta verdade. Esse escritor quer testemunhar da verdade da ressurreição mesmo depois da morte. Por isso, o seu enterro já foi pré-programado.

Enterro é afirmado por princípio

Quando alguém nasce de novo e o Espírito Santo habita em seu corpo, seu corpo é imediatamente um membro de Cristo e o templo do Espírito Santo. “Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.” (1Co 6.15). Compreendendo que nossos corpos são membros de Cristo, faz uma grande diferença agora em como usamos esses corpos. Será que essas verdades devem também fazer diferença em como dispomos nossos corpos depois da morte? Temos algum direito de fazer diferente com nossos corpos o que Ele tem claramente prescrito em Sua Palavra? Ouça o argumento convincente do apóstolo Paulo. “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1Co 6.19-20). Por não pertencer a nós mas a Deus, nossos corpos devem ser usados e finalmente dispostos em absoluto acordo com Suas ordens. São dEle desde a criação e com propósitos. Este fato exige que tratemos os nossos com dignidade, até a sua disposição final. “Filhos sois do SENHOR vosso Deus; não vos dareis golpes, nem fareis calva entre vossos olhos por causa de algum morto. Porque és povo santo ao SENHOR teu Deus; e o SENHOR te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo.” (Dt 14.1,2). “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Rm 12.1) Este princípio rege tanto em vida quanto em morte. “Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.” (Rm 14.8) Cremação não mostra respeito tanto para os métodos de Deus quanto a dignidade do corpo.

O Mundo promove a cremação e oferece falsas razões favorecendo-a sobre o enterro

Eles dizem que não há espaço para cemitérios.

Isto é uma falsa declaração. Há poucos anos atrás foi relatado que a população do mundo inteiro poderia ficar em pé dentre os limites do município de Jacksonville, Flórida. O único lugar onde o espaço é restrito, está nos metrópoles apertados, mas há lugares de sobra no mundo inteiro para enterros.

Eles dizem que a cremação é mais limpa.

Esta é outra declaração falsa. Pergunte a qualquer diretor de funerária que tem trabalhado em um crematório. A poeira do crematório é penetrante, para não dizer nada da sua fumaça.

Eles afirmam que é menos caro.

Aqui é a razão verdadeira que muitos na América estão optando pela cremação. Eles têm receio de gastar o dinheiro necessário para dar aos seus amados um enterro decente. Essa objeção ao enterro indica que eles têm muito mais amor ao dinheiro do que pelos seus ente queridos? Onde há uma profunda afeição pelos familiares que partem desse mundo, a disposição final do corpo nunca será baseada pelo custo. Fazer de outra forma será de desprezar a memória do ente querido.

Tradução: Eunice de Oliveira Toledo Silva 11/2007
Edição e Revisão: Joy Ellaina e Pastor Calvin Gardner, 12/2007

Autor:Pr Royce Smith, M.A., Th.M., Th.D.
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

quarta-feira, março 30, 2011

Meu Pai-Prefeito teve também um Vice-Prefeito Ideal como foi José Alencar para Lula!



Desde a pré-campanha de meu Pai - Manoel Soares (foto no interior do gabinete) - no município de Maraã-AM, e na escolha do candidato a Vice-Prefeito (o ilustre Senhor Marcelino Cavalcanti - homem nascido naquele torrão, de origem humilde, trabalhador, patriarca e de espontâneo bom-humor, tinha convicção que a vontade popular é sábia. Lembro-me que ele atuava de forma discreta, sempre prestativo e humano ao extremo. Se à época (no período de 1983 a 1988, já houvesse a reeleição, certamente ele seria reconduzido ao mesmo cargo por unanimidade. E durante toda gestão de seis anos, houve harmonia, entendimento mútuo, companheirismo e parceria absoluta nas decisões políticas em prol daquele povo receptivo, hospitaleiro e que ficará marcado em nossa memória eterna. Pra finalizar, quantas vezes sentei-me na cadeira do gabinete (na ausência do Prefeito-Titular) e despachei no atendimento as reivindicações diárias dos munícipes. Quanta saudade, quão notável experiência tive em compartilhar da política-administrativa de uma cidade e, que me servirá como base para lidar com o nosso aconchegante lar - morada divina de nossa existência aqui na Terra! MENSAGEM DE HOJE:"Se governar fosse fácil, não seriam necessários espíritos iluminados."(Bertold Brecht)

Uma Homenagem ao Nome de Maria!



Maria de tantas Marias
Mulher Brasileira
És Divina de Primeira
Sempre na Dianteira
Arrastando a Procissão.
Sou Maria!
Sou Mulher!
(Ana Piaia)

terça-feira, março 29, 2011

Mensagem de Reflexão sobre a Vida e Amigos!



Amigo é coisa pra se guardar...

Um filho pergunta à mãe:
- Mãe,
posso ir ao hospital ver meu amigo? Ele está doente!
- Claro, mas o que ele
tem?
O filho, com a cabeça baixa, diz:
- Tumor no cérebro.
A mãe,
furiosa, diz:
-E você quer ir lá para quê? Vê-lo morrer?
O filho lhe dá as
costas e vai...
Horas depois ele volta vermelho de tanto chorar,
dizendo:
- Ai mãe, foi tão horrível, ele morreu na minha frente!
A mãe,
com raiva:
- E agora?! Tá feliz?! Valeu a pena ter visto aquela cena?!
Uma
última lágrima cai de seus olhos e, acompanhado de um sorriso, ele diz:
-
Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e dizer:
' - EU TINHA CERTEZA QUE
VOCÊ VINHA! '

Moral da história:

A amizade não se resume só em
horas boas, alegrias e festas.

Amigo é para todas as horas, boas ou
ruins, tristes ou alegres.
CONSERVEM SEUS AMIGOS (as)!

O VALOR QUE
ELES TÊM NÃO TEM PREÇO...

“Você nasce sem pedir e morre sem
querer..
Por isso, aproveite o Intervalo SENDO FELIZ!!!”

Um Guerreiro da Vida! Homem Público de sábia trajetória!

José Alencar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de José Alencar Gomes da Silva)
Gnome globe current event.svg
Este artigo é sobre uma pessoa que morreu recentemente.
Algumas informações relativas às circunstâncias da morte podem mudar a qualquer instante. Editado pela última vez em 29 de março de 2011.

José Alencar
José Alencar
24° vice-presidente do Brasil
Mandato: 1º de janeiro de 2003 a
1º de janeiro de 2011
Presidente Luis Inácio Lula da Silva
Precedido por: Marco Maciel
Sucedido por: Michel Temer
Ministro da Defesa do Brasil
Mandato: 8 de novembro de 2004
até 31 de março de 2006
Precedido por: José Viegas Filho
Sucedido por: Waldir Pires
Senador por Minas Gerais
Mandato: 1º de fevereiro de 1998
até 31 de dezembro de 2002

Nascimento: 17 de outubro de 1931
Itamuri, Minas Gerais
Primeira-dama: Mariza Campos Gomes da Silva
Partido: PRB
Profissão: empresário

José Alencar Gomes da Silva (Muriaé, 17 de outubro de 1931São Paulo, 29 de março de 2011) foi um empresário e político brasileiro.

Foi senador pelo estado de Minas Gerais e vice-presidente do Brasil de 1 de janeiro de 2003 a 1 de janeiro de 2011.

Foi um dos maiores empresários do estado de Minas Gerais, construiu um império no ramo têxtil, sendo a Coteminas sua principal empresa. Elegeu-se vice-presidente da República do Brasil na chapa do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, conseguindo a reeleição em 2006, assegurando, portanto, a permanência no cargo até o final de 2010.

Índice

[esconder]

Biografia

Nascimento e Vida

Filho de Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva, começou a trabalhar com sete anos de idade, ajudando o pai em sua loja. Tinha 14 irmãos e irmãs. Quando fez quinze anos, em 1946, foi trabalhar como balconista numa loja de tecidos conhecida por "A Sedutora". Em maio de 1948, mudou-se para Caratinga, para trabalhar na "Casa Bonfim". Notabilizou-se como grande vendedor, tanto neste último emprego, quanto no anterior. Ainda durante sua infância, entrou para o movimento escotista.[1] José Alencar morreu no dia 29 de março de 2011.

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: José Alencar

[editar] Carreira profissional e empresarial

Aos dezoito anos, iniciou seu próprio negócio. Para isto contou com a ajuda do irmão Geraldo Gomes da Silva, que lhe emprestou quinze mil cruzeiros. Em 31 de março de 1950, abriu a sua primeira empresa, denominada "A Queimadeira", localizada na cidade de Caratinga. Vendia diversos artigos: chapéus, calçados, tecidos, guarda-chuvas, sombrinhas, etc. Manteve sua loja até 1953, quando decidiu vendê-la e mudar de ramo.

Iniciou seu segundo negócio na área de cereais por atacado, ainda em Caratinga. Logo em seguida participou - em sociedade com José Carlos de Oliveira, Wantuil Teixeira de Paula e seu irmão Antônio Gomes da Silva Filho - de uma fábrica de macarrão, a "Fábrica de Macarrão Santa Cruz".

No final de 1959 seu irmão Geraldo faleceu. Assumiu então os negócios deixados por ele na empresa União dos Cometas. Em homenagem ao irmão, a razão social foi alterada para Geraldo Gomes da Silva, Tecidos S.A.

Em 1963, constituiu a Companhia Industrial de Roupas União dos Cometas, que mais tarde passaria a se chamar Wembley Roupas S.A. Em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, fundou, em Montes Claros, a Companhia de Tecidos Norte de Minas, Coteminas. Em 1975, inaugurava a mais moderna fábrica de fiação e tecidos que o país já conheceu.

A Coteminas cresceu e hoje são onze unidades que fabricam e distribuem os produtos: fios, tecidos, malhas, camisetas, meias, toalhas de banho e de rosto, roupões e lençóis para o mercado interno, para os Estados Unidos, Europa e Mercosul.

[editar] Vida pública

[editar] Carreira política

Na vida política, foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, presidente da FIEMG (SESI, SENAI, IEL, CASFAM) e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. Candidatou-se às eleições para o governo de Minas Gerais em 1994 e, em 1998, disputou uma vaga no Senado Federal, elegendo-se com quase três milhões de votos. No Senado, foi presidente da Comissão Permanente de Serviço de Infra-Estrutura - CI, membro da Comissão Permanente de Assuntos Econômicos e membro da Comissão Permanente de Assuntos Sociais.

Foi, ao início, um vice-presidente polêmico, ao assumir o cargo em 2003, tendo sido uma voz discordante dentro do governo contra a política econômica defendida pelo ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, que mantém os juros altos na tentativa de conter a inflação e manter a economia sob controle.

Já a partir de 2004, passou a acumular a vice-presidência com o cargo de ministro da Defesa. Por diversas oportunidades, demonstrou-se reticente quanto à sua permanência em um cargo tão distinto de seus conhecimentos empresariais, mas a pedidos do presidente Lula, exerceu a função até março de 2006. Nesta ocasião, renunciou para cumprir as determinações legais com o intuito de poder participar das eleições de 2006. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009[2].

Em 25 de janeiro de 2011, recebeu a medalha 25 de janeiro da prefeitura de São Paulo[3]. Ao entregar a medalha ao ex-vice-presidente, a presidente Dilma Rousseff ressaltou: “Eu tenho certeza de que cada brasileira e brasileiro deste imenso país gostaria de estar agora em São Paulo – esta cidade-síntese do espírito empreendedor do país que completa hoje 457 anos de existência – para entregar junto conosco a Medalha 25 de Janeiro ao nosso eterno vice-presidente da República, José Alencar.” Já, Alencar disse: "Não posso me queixar. A situação está tão boa que não tem como melhorar, todo mundo está rezando por mim". Apesar de estar em uma cadeira de rodas, ele ainda até brincou com o público dizendo: "Aprendi com Lula que os discursos devem ser como um vestido de mulher: nem tão curtos que possam escandalizar, nem tão longos que possam entristecer"[4][5].

[editar] Saúde

Lula, Alencar e a Presidente Dilma no hospital Sírio-Libanês.

José Alencar possuiu um delicado histórico médico. Desde o ano 2000, enfrentava um câncer na região abdominal e passou por mais de 15 cirurgias - uma delas com duração superior a 20 horas. Em sua longa batalha contra o câncer, submeteu-se a um tratamento experimental nos Estados Unidos, com resultado inconclusivo. Em 2010, após repetidas internações e intervenções médicas, decidiu desistir de se candidatar ao Senado, por considerar uma injustiça com os eleitores. No dia 29 de Março de 2011, ele morreu. O ex-presidente já estava em estado grave.

No final de seu mandato como vice-presidente da república, em 2010, apresentou o complexo estado de saúde, passando por um momento dificíl, sendo até mesmo necessário o interrompimento do tratamento contra o câncer. No dia 22 de dezembro de 2010, foi submetido a uma cirurgia para tentar conter uma hemorragia no abdômen.[6] No dia seguinte Lula e a então presidente eleita Dilma Rousseff visitaram-o no hospital Sírio-Libanês em São Paulo.[7] [8]

Voltou a ser internado em março de 2011, vindo a morrer no dia 29 em decorrência de uma parada cardíaca.[9]

Referências

  1. José Alencar: 'Estou mais é cansado de descansar' O Globo
  2. Época - NOTÍCIAS - Os 100 brasileiros mais influentes de 2009. revistaepoca.globo.com. Página visitada em 20 de Dezembro de 2009.
  3. http://blog.planalto.gov.br/uma-pessoa-que-o-nosso-povo-aprendeu-a-respeitar-admirar-e-amar-sem-limites/
  4. José Alencar é homenageado na Prefeitura de SP. G1 (25/01/2011). Página visitada em 1 de fevereiro de 2011.
  5. “Se eu morrer agora, será um privilégio”, diz Alencar. Valor Online (25/01/2011). Página visitada em 1 de fevereiro de 2011.
  6. 'José Alencar passa por momento mais difícil, diz médico' (em português).
  7. Agência Brasil: Lula e Dilma visitam Alencar no Sírio-Libanês. Acessado em 26 de dezembro de 2010.
  8. Agência Brasil:Estado de saúde de Alencar melhora, diz boletim médico. Acessado em 26 de dezembro de 2010.
  9. "José Alencar não resiste e morre em SP". O Globo, 29 de março de 201

quarta-feira, março 23, 2011

ORAÇÃO PARA ABRIR OS CAMINHOS FINANCEIROS! LEIA COM FÉ ESTA ORAÇÃO



Deus Pai Celestial, o mais cortês e amoroso, te invoco, Tu que
bendiz minha família abundantemente.
Sei que Tu reconheces que uma família é mais do que só uma mãe, pai, irmãos, cônjuges, mas um grupo onde todos crêem e confiam em Ti.
Deus meu, Te elevo esta oração para que me bendigas financeiramente.
Assim também desejo esta benção financeira não só à pessoa
que me enviou (diga o nome da pessoa), como a todos aqueles a quem enviarei e a todos que mais adiante a receberem.
Sabemos do poder da oração unida por todos aqueles que crêem
e confiam em Ti.
Pai Amado, és o mais poderoso que pode existir.
Eu te agradeço de antemão por Tuas bênçãos.
Que DEUS Pai, em nome de Jesus Cristo, seu filho muito amado entregue agora mesmo à pessoa que lê isto, a abundância e misericórdia para o cancelamento de suas dívidas e cargas econômicas, que floresçam seus bens, de acordo com a Sua vontade Divina, em harmonia perfeita para todo o mundo e sob Sua Graça Divina.
Que Ele derrame Sua piedosa sabedoria e que possamos ser bons
servidores e administradores das bênçãos financeiras de Deus.
Sabemos o maravilhoso e poderoso que És Pai Nosso e sabemos
que se apenas Te obedecermos e caminharmos em Tua Palavra,
ainda que tenhamos a fé do tamanho de uma semente de mostarda,
Tu derramarás sobre todos nós Tuas bênçãos.
Te agradeço agora Pai e Senhor Nosso, pelas bênçãos que acabamos de receber e as bênçãos que hão de vir.
Em nome de Jesus Cristo, Amém.


terça-feira, março 22, 2011

Hoje é o DIA MUNDIAL DA ÁGUA!


Água... que bem precioso da humanidade concedido por Deus... e o nosso corpo é de 70% composto dela e, como esquecemos de bebê-la dia no mínimo 2 litros como é de recomendação médica! Vivo no Amazonas - a maior região de água doce do Mundo - e fico extasiado cada vez que ouço falar sobre as belezas naturais de nossos rios, lagos, paranás, igarapés, furos... E passei praticamente a metade dos meus 50 anos, navegando em recreios e em nosso barco particular (Guarany), me banhando, algumas vezes pescando, e, ultimamente, usufruindo de bons e potentes chuveiros em nossa casa aqui em Manaus. É constrangedor, patético e extremamente desagradável ter que comentar, indignado, sobre a degradação e falta de zelo de todos nós, em mananciais ainda existentes, pela poluição, sob todas as formas imagináveis, devastadora, covarde e impiedosa. Apesar de sabermos que as nossas sagradas-águas-doces possam um dia sucumbir, ainda temos um tempo hábil para preservar de forma sustentável e como patrimônio natural. O bem-comum que traz felicidade às pessoas, as dádivas divinas dispostas ao nosso redor, jamais serão vencidas pelo intrigante e inconsequente mal. Que a nossa Fé seja uma constante em nosso dia-a-dia, assim como necessitamos de ÁGUA para viver! Mensagem de Hoje: "Quem tiver coragem, que se jogue no sol, o fogo de Deus, quem tiver medo que se cuide.' (Mário de Andrade, Escritor brasileiro)

quinta-feira, março 17, 2011

Corrente de Fé pelo Japão!

Que Jesus possa derrubar suas bençãos sobre esse local amparando e protegendo a todos os seus habitantes...


Senhor, proteja a todos os aflitos.
Para que eles possam dormir
E sintam em seus corações
Muita fé e amor por ti.

Abençoe os lares dos aflitos
Com a sua santidade
Para que todos eles tenham
Amor e prosperidade.

Senhor de todos os santos
Tenha deles compaixão
Para que todos alcancem
Seu reino e a salvação.

Senhor de todos os aflitos
Com a graça do seu nome
Dê água a quem tem sede
E pão para quem tem fome.

Senhor, proteja a todos.
Que não sabem como pedir
Mas que tem no coração
Muita fé e amor por ti.

Oh, senhor dos aflitos.
Estenda a sua santa mão
Para toda humanidade
Que vive na escuridão...
Vamos orar pelos nossos irmãos do Japão...
Deus os abênçõem!

quarta-feira, março 16, 2011

O vendedor de balões - Um conto interessante...



Era uma vez um velho homem que vendia balões numa quermesse. Evidentemente, o homem era um bom vendedor, pois deixou um balão vermelho soltar-se e elevar-se nos ares, atraindo, desse modo, uma multidão de jovens compradores de balões. Havia ali perto um menino negro. Estava observando o vendedor e, é claro apreciando os balões. Depois de ter soltado o balão vermelho, o homem soltou um azul, depois um amarelo e finalmente um branco. Todos foram subindo até sumirem de vista. O menino, de olhar atento, seguia a cada um. Ficava imaginando mil coisas... Uma coisa o aborrecia, o homem não soltava o balão preto. Então se aproximou do vendedor e lhe perguntou: - Moço, se o senhor soltasse o balão preto, ele subiria tanto quanto os outros? O vendedor de balões sorriu compreensivamente para o menino, arrebentou a linha que prendia o balão preto e enquanto ele se elevava nos ares disse: - Não é a cor, filho, é o que está dentro dele que o faz subir. (Extraído do livro O ENIGMA DO ILUMINADO de Anthony de Mello)

quinta-feira, março 10, 2011

"...E assim eu chorei..."


Quando residia com a família no interior amazonense - na Cidade de Coari - mantive correspondência com o Fã-Clube "Um Milhão De Amigos" do nosso REI ROBERTO CARLOS, durante alguns anos, e até hoje mantenho uma pasta com as devidas cartinhas recebidas e respondidas, matérias jornalísticas e outras informações, evidentemente, sobre a vida e a carreira de nosso consagrado ídolo-cantor! Desde o ano de 1995, época em que retornamos a Manaus, tentei ir a um Show ao Vivo dele na praia da Ponta Negra e, posteriormente, mais recentemente, na Arena "Amadeu Teixeira" bem ao lado do antigo Estádio "Vivaldo Lima" ( onde está sendo construída a "Arena da Amazônia ", moderno e arquitetônico, local que serão disputadas partidas pela Copa do Mundo de 2014). Uma certa vez, comprei alguns cds em mp3 com uma coletânea de sucessos inesquecíveis e, por esse, motivo tive que ir a uma Loja de Departamento (BEMOL), a fim de adquirir um Player adequado para ouvir o formato Mp3. Neste Carnaval Carnaval de 2011, resolvi gravar os desfiles pela TV Globo na Marquês de Sapucaí - já na segunda-feira - onde o nosso Rei iria ser homenageado com o enredo "A simplicidade de um Rei" - pela tradicional Beija-Flor de Nilópolis, a qual foi consagrada Campeã, conquistando o seu 12o. Título Carnavalesco. Eu, sentindo grandes emoções, e certamente todos os súditos e fãs, assim como 17 países, acordaram e assistiram a um espetáculo apoteótico e emocionante. Mensagem de Hoje: "Quando eu estou aqui, eu vivo esse momento lindo..." (Emoções, com ROBERTO CARLOS)

Ai Que Saudades da Amélia - Roberto Carlos (Compacto Simples 1967).wmv

quarta-feira, março 09, 2011

Minha Mulher Não Deixa Não - Aviões do Forró


- Ei! Tu que beber?
- Quero não!
- Não quer por quê?
- Por nada não!
- Tu que fumar?
- Ã, ã!
- Não quer por quê?

Vou não, quero não, posso não, minha mulher, não deixa não
Não vou não, quero não ( 3x )

- Ei! No meu fusquinha, vamos sair?
No bar central DJ Sandro toca lá
E aí lá em marli, tem cabeça de galo. Venha!

Vou não, quero não, posso não, minha mulher, não deixa não
Não vou não, quero não ( 3x )

- Ei! Tem duas nega! E aí? Vamos arrastar?
Pro shanadu a gente bota o bicho lá.
Quem és tu? És boiolão? Tu vai ou não?

Vou não, quero não, posso não, minha mulher, não deixa não
Não vou não, quero não ( 3x )

[ REPETE A LETRA ]

terça-feira, março 08, 2011

Homenagem ao Rei Roberto emocionou Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro!

Ao ser um dos fãs e súditos de Sua Majestade Rei Roberto Carlos, evidentemente, fiquei atento ao desfile pela Rede Globo, onde a Beija-Flor de Nilópolis teve como enredo "A Simplicidade de um Rei", e numa exibição tecnicamente perfeita, mais leve e que teve uma apoteose memorável! Gravei num DVD as 6 (seis) escolas cariocas em seu segundo dia. E por último, a azul-e-branco da Baixada Fluminense fez a melhor performance. Parabéns ao CARNAVAL CARIOCA!

segunda-feira, março 07, 2011

Enredo da G,R,E,S, BEIJA-FLOR-DE-NILÓPOLIS!


Roberto Carlos: A Simplicidade de um Rei

Me leva meu sonho em viagem, por uma estrada colorida,onde o tempo pede passagem e carrega, em sua bagagem, as lembranças que eu trago da vida.

E lá vou eu, bem longe, além do horizonte, vivendo esse momento lindo, a reconstruir meu castelo de sonhos entre emoções, como quem chora sorrindo. Olha dentro dos meus olhos e vê quanta lembrança que na distância do tempo guardei. Ah! Como o tempo passa, é como se o trem que me trouxe, voltasse e dissipasse a fumaça, e eu então retornasse pras coisas que eu deixei.Me leva meu sonho em viagem, por uma estrada colorida, onde o tempo pede passagem e carrega, em sua bagagem, as lembranças que eu trago da vida.

E lá vou eu, bem longe, além do horizonte, vivendo esse momento lindo, a reconstruir meu castelo de sonhos entre emoções, como quem chora sorrindo. Olha dentro dos meus olhos e vê quanta lembrança que na distância do tempo guardei. Ah! Como o tempo passa, é como se o trem que me trouxe, voltasse e dissipasse a fumaça, e eu então retornasse pras coisas que eu deixei.

Meu pequeno Cachoeiro, essas terras entre as serras, doce terra onde eu nasci, te confesso, você é a saudade que eu gosto de ter, e que mora pra sempre em mim; é como sentir você bem perto, é como estar desperto pra ver tudo igual como era antes, que nada se modificou, e ouvir de novo as águas cantantes do meu Itapemirim.

E é assim que o pensamento voa, vagueia assim, à toa, e até parece que eu voltei... Voltei a ser criança, a ser "Zunga" outra vez. Ah! Sentimento bem vindo... Vejo o meu cachorro me sorrir latindo, estou em frente ao portão, eu voltei, pra viver o sonho mais bonito que um dia alguém já sonhou, e sentir que o sol que atravessa essa estrada jamais se apagou.

Me vejo menino, correndo aos braços de minha mãe, pro seu abraço, e no carinho e afago, me envolver num laço, e adormecer, como sempre eu fazia. Olhar meu pai, e seus cabelos brancos, seu rosto marcado, à disfarçar o cansaço com um sorriso franco das verdades da vida e ouvir as suas histórias, lições que me fizeram crescer e, do jeito simples à esconder as dificuldades, tentando encher minha vida de fantasia ao enfeitar as coisas que eu via.

Ah! Quem dera... Poder fazer desse tempo, uma eterna primavera, desabrochar em flor pra sempre, o flamboyant no meu quintal, e deitar à sua sombra, e sentir aquela brisa mansa, que sopra enquanto lança o perfume do laranjal.

Vai e vem na minha mente, esse vento do tempo, e traz as ondas do rádio que um dia me embalaram ao som de tangos e boleros, velhos tempos... Belos dias... Onde o meu sonho crescia nas cordas de um violão. Hoje relembro e refaço aquela despedida, nas lágrimas soltas na estação, a partir na promessa de uma volta, como todos que um dia se vão e assim, na lembrança, colar os cacos do meu coração, me redimir e repartir essa dor e a saudade, nos versos de uma canção.

Assim, como naquele dia, eu me vejo, com aqueles olhos tristes, porém cheios de esperança, buscando encontrar à sorte, todas as coisas que um dia eu sonhei pra mim, e me deixo levar em ritmo de aventura, nas batidas do meu coração, igual a quando aqui cheguei, nesse Rio de Janeiro, no seu abraço aberto, hospitaleiro, na transviada inquietude daquela louca juventude, que andava na contra-mão.

Até parece que foi ontem... Aquelas tardes de domingo, de guitarras eletrizantes, que ecoavam como o ronco barulhento dos carangos, incendiando a multidão; era um ritmo alucinante e quente, o rock in roll envolvente, uma brasa a aquecer meu coração... E eu que sempre fui tão inconstante, te juro, bicho, me rendi àquela paixão...

E não adianta nem tentar esquecer, o que durante muito tempo em minha vida passou a viver... Eu me lembro com detalhes, a velha calça desbotada, a jaqueta encouraçada e a brilhantina no cabelo. Meu mundo girava no vinil da vitrola, vivia voando no meu carro, à 120 por hora, a velocidade andava junto a mim, e sem saber quando, nem pra onde, me levava ao espaço, como "Sputnik" pelo ar.

Nas curvas e esquinas da vida, encontrei amigos, parceiros da mesma viagem, e seguimos juntos a mesma estrada, como bons companheiros, amigos de fé, irmãos camaradas, que eu não esqueço jamais. Aquele era o meu momento, nascia um novo tempo, agitando o mundo ao som do Iê Iê Iê, e com ele, um movimento: a Jovem Guarda, que assim, como do nada, me coroou o seu rei.


E eu então, me perguntava:

- Que rei sou eu?

Que rei que nada... Eu sou terrível! Um lobo mau, um negro gato de arrepiar, talvez um gênio... Nem pensar! Basta ver os erros do meu português ruim...

Avancei sinais, vivi em festas de arromba e, pra conquistar garotas, dispensei meu cadilac, me rendi à um calhambeque, fui o bom no Splish Splash dos beijos roubados no cinema, de garotas papo firme, namoradinhas dos amigos e dos brotos no portão... Foi quando me lembrei do passado, do romântico apaixonado que eu era, do meu velho violão, e da simplicidade de dizer 'Eu Te Amo' com a voz do coração.

Assim então, assumi meu reinado e proclamei, como um brado à esquecer a tristeza e ter a certeza de que a felicidade um dia vem, que daqui pra frente, tudo vai ser diferente, e que eu quero que vá tudo... Tudo pra quem ama com ternura, tudo, pra tudo que se quer bem.

Eh!.. Esse mundo dá voltas... E, numa delas, lá ia eu e meu sonho viver, era uma força estranha, uma voz tamanha que me levava a cantar, a atravessar fronteiras, a romper barreiras, 'parlando' italiano a 'Canzone Per Te'; e foi assim, de mansinho, que San Remo todinho, viu e ouviu o amor vencer.

Senti então, que esse amor fala uma só linguagem, e faz o sonho acontecer... E assim, contei histórias de romances, de amadas e amantes, o amor infinito, puro, sem medida, incontido; sentimento sem dia, sem hora ou lugar pra nascer, o que não sai de moda, é moderno, mesmo que seja à moda antiga, é eterno, um constante amanhecer.

E assim, afaguei em meus versos, mil mulheres, enxergando a beleza de todas as formas e proporções, foram tantas, foram todas, tantas rimas, em tantas canções.

Desvendei caminhos, procurei atalhos, como a abelha necessita de uma flor e na sede de amor, bebi das paixões desenfreadas, por metáforas descrevi o côncavo e o convexo, o sexo como cavalgada. Me vi em desalinho, a fazer ninho nos lençóis macios, a deixar marcas sem me importar com a desordem de tanto amar, entre os botões que se desatam e se abrem em braços que se abraçam e se enlaçam no céu do êxtase, mudando estrelas de lugar.

E então, desse infinito universo de prazer, me abastecendo de brasilidade, viajei na verdade da vida do meu povo, de cada palmo desse chão; no dia-a-dia da cidade, na lida pra ganhar o pão.

Fiz da canção a passageira no táxi das nossas ruas; no campo foi ela a companheira, tangendo em moda de viola, nas veredas desse sertão, e fui presente na saudade que roda e rola no coração disparado, no pára-choque estampado, todo dia nessa estrada, a contar horas de ansiedade na boleia de um caminhão.

Fiz da minha voz, um grito de alerta à consciência dos seres humanos a zelar pela natureza, e usei a poesia em defesa do céu, da Terra e do mar; fiz chegar àqueles que estão surdos, a mensagem, que o progresso, às vezes absurdo, tantos males nos traz, e que é preciso saber viver, que a razão precisa entender enquanto há tempo e passar a seguir o exemplo: ser civilizado como os animais.

É meu irmão, nessa vida são idas e vindas que me levam na brisa do vento, no fluxo das marés em movimento, à algum lugar bonito e tranqüilo pra gente se amar, pois de que vale o paraíso sem amor?... E continua a viagem e mergulho livre num oceano de desejos, a singrar ondas de emoções, a flutuar num mar de rosas, como navegante dos sentimentos, comandante de tantos corações.

E por fim, essa fé que me faz otimista demais, me fez subir a montanha, à dispor do alto, minha voz à voz de Deus, a fazer do meu cantar, uma oração para a humanidade, a descobrir no verbo, a sua essência e sua verdade, a tornar-me um instrumento mensageiro de paz e de boa vontade.

Não, eu não sou rei... Mas acho que me tornei amigo do Rei, o Rei dos reis, esse ser de luz, a claridade que faz com a sua simplicidade, a força que me conduz.

São tantas emoções já vividas, detalhes de uma vida, histórias que eu contei aqui. E se hoje você me faz seu enredo, é talvez, a maior das emoções dessa minha vida, a qual, com palavras, não sei dizer, mas quero sim, abrir meus braços num abraço e em suas asas, Beija-Flor, me entregar e agradecer, e assim poder definir com singeleza, como é grande o meu amor por você!

E se não há nada pra comparar, deixa o seu samba explicar, esse puro sentimento, que só o coração pode falar. Agora eu sei o que é ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar...

Canta Beija-Flor! Pois seu canto acenderá ainda mais essa chama, essa aura azul e branca que te encanta, que te dá força, fé e esperança, que ilumina o sorriso de suas crianças, anjos de guarda da sua herança, essa luz que cobre como um manto essas "nossas senhoras", Marias, mães baianas do samba.

Que os céus as abençoem, e que derramem por todo o seu povo essa luz que do amor emana e inflama o mundo através da nação nilopolitana, uma luz divina e que assim se traduz: Uma luz que nos une e se funde numa só luz, que nos traz a simplicidade e a paz do verdadeiro Rei, a paz do Nosso Rei Jesus.

(Texto divulgado à Imprensa)





domingo, março 06, 2011

Pra rir um pouco... ou até demais!


PIOR DO QUE NÃO TER O QUE VESTIR, É NÃO TER ALGUÉM PARA TE DESPIR... PINTO É QUE NEM DÓLAR : SOBE NO PARALELO E CAI NO OFICIAL . "Um casamento vai para o brejo quando você começa a engolir tantos sapos que não sobra mais tempo para comer a perereca!" É fazendo muita merda que se aduba a vida !!!!! "Ironia do destino é quando um jardineiro tem um filho florzinha e uma filha trepadeira ....." "Ex-namorada é igual a McDonalds: - a gente sabe que não deve, mas acaba comendo de vez em quando." "Que mulher nunca comeu uma caixa de Bis por ansiedade, uma folha de alface por vaidade e um cafajeste por saudade? " "Nóis só num bebe acetona porque tira o esmalte dos dente" RIO DE JANEIRO !!!!!! O MAR É AZUL. O JARDIM BOTÂNICO É VERDE . A GOVERNADORA É ROSINHA. O COMANDO É VERMELHO. E A COISA TÁ PRETA. "Tem dia que a noite é foda" "Se tiver que casar, case com uma mulher baixa. Dos males, o menor! " "Mulher boa deve ser tratada como o bom vinho... tem que ser mantida na horizontal, no escuro e com rolha na boca " 'Passar a mulher para trás é fácil, difícil é passar adiante!' O esperma não é apenas um líquido gosmento, mas sim lágrimas de um pinto apaixonado ! Feliz é o dono de sex shop, que pode dizer: "Pegue suas coisas e vá se foder!" E o cliente ainda sai todo feliz. Homem é como orelhão... A cidade está cheia deles... só que 75 % não funciona, e o restante está ocupado

terça-feira, março 01, 2011

LEIAM COM ATENÇÃO!

REPASSANDO...

IMPORTANTE SABER.
Assunto: Água com o estômago vazio
Quanto mais se sabe, maiores hipóteses de sobrevivência...



Um cardiologista diz que se todos que receberem esta mensagem, a enviarem a pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de que, pelo menos, poderá salvar uma vida.

Beba água com estômago vazio.



Hoje é muito popular, no Japão, beber água imediatamente ao acordar.
Além disso, a evidência científica tem demonstrado estes valores.
Abaixo divulgamos uma descrição da utilização da água para os nossos leitores.
Para doenças antigas e modernas, este tratamento com água tem sido muito bem sucedido....
Para a sociedade médica japonesa, uma cura de até 100% para as seguintes doenças: dores de cabeça, dores no corpo, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, problemas do aparelho urinário e doenças renais, vômitos, gastrite, diarréia, diabetes, hemorróidas, todas as doenças oculares, obstipação, útero, câncer e distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta.

Método de tratamento:
1. De manhã e antes de escovar os dentes, beber 2 copos de água.
2. Escovar os dentes, mas não comer ou beber nada durante 15 minutos.
3. Após 15 minutos, você pode comer e beber normalmente.
4. Depois do lanche, almoço e jantar não se deve comer ou beber nada durante 2 horas.
5. Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 2 copos de água, no início podem começar por tomar um copo de água e aumentar gradualmente.
6. O método de tratamento cura os doentes e permite aos outros desfrutar de uma vida mais saudável.

A lista que se segue apresenta o número de dias de tratamento que requer a cura das principais doenças:
1. Pressão Alta - 30 dias
2. Gastrite - 10 dias
3. Diabetes - 30 dias
4. Obstipação - 10 dias
5. Câncer - 180 dias
6. Tuberculose - 90 dias
7. Os doentes com artrite devem continuar o tratamento por apenas 3 dias na primeira semana e, desde a segunda semana, diariamente.

Este método de tratamento não tem efeitos secundários. No entanto, no início do tratamento terá de urinar frequentemente.
É melhor continuarmos o tratamento mesmo depois da cura, porque este procedimento funciona como uma rotina nas nossas vidas.
Beber água é saudável e dá energia.
Isto faz sentido: o chinês e o japonês bebem líquido quente com as refeições, e não água fria.
Talvez tenha chegado o momento de mudar seus hábitos de água fria para água quente, enquanto se come. Nada a perder, tudo a ganhar!

Para quem gosta de beber água fria.
Beber um copo de água fria ou uma bebida fria após a refeição solidifica o alimento gorduroso que você acabou de comer.
Isso retarda a digestão.
Uma vez que essa 'mistura' reage com o ácido digestivo, ela reparte-se e é absorvida mais rapidamente do que o alimento sólido para o trato gastrointestinal.
Isto retarda a digestão, fazendo acumular gordura em nosso organismo e danifica o intestino.
É melhor tomar água morna, ou se tiver dificuldade, pelo menos água natural.

Nota muito grave - perigoso para o coração:
As mulheres devem saber que nem todos os sintomas de ataques cardíacos vão ser uma dor no braço esquerdo.
Esteja atento para uma intensa dor na linha da mandíbula. Você pode nunca ter primeiro uma dor no peito durante um ataque cardíaco.
Náuseas e suores intensos são sintomas muito comuns.
60% das pessoas têm ataques cardíacos enquanto dormem e não conseguem despertar.
Uma dor no maxilar pode despertar de um sono profundo. Sejamos cuidadosos e vigilantes.
Quanto mais se sabe, maior chance de sobrevivência.
Um cardiologista diz que se todos que receberem esta mensagem, a enviarem a pelo menos uma das pessoas que conhecem, pode ter a certeza de que, pelo menos, poderá salvar uma vida.

Ser um verdadeiro amigo é enviar este artigo para todos os seus amigos e conhecidos.

Acabei de fazer isso!